Resumo:
Cada vez mais existe a procura por uma fonte de energia que substitua os combustíveis fosseis em automóveis, deste modo a proposta de utilizar a eletricidade para mobilidade dos veículos se torna uma ótima alternativa devido a diversos fatores como a escassez do petróleo (prevista para as próximas décadas e a questão da preservação ambiental). Autilização da propulsão através da energia elétrica torna estes veículos essencialmente não emissores de gases poluentes, principalmente CO2 e os Gases de Efeito Estufa (GEE) que são um ponto importante na discussão sobre o aquecimento global entre os países detodo o mundo. Dentro desta premissa esteve o projeto EV-IFSC: Veículo Elétrico do IFSC, cujo desenvolvimento teve início em 2016. Torna-se a partir deste projeto uma plataforma de estudo e desenvolvimento de veículos elétricos, com características de ensino, pesquisae extensão. Este trabalho tem como objetivo demonstrar todo o estudo e o desenvolvimento aplicado na realização do projeto EV-IFSC II, detalhando todo o processo desde o projeto, sua montagem e testes, agregando a ideia de entregar para além de um veículo elétrico, uma plataforma de ensino, pesquisa e extensão que contribua para que a comunidade científicado IFSC possa ser inserida a mobilidade elétrica. Diversos itens do veículo descritos neste trabalho já existiam previamente e são resultados das etapas anteriores de construçãodoEVIFSC, como o chassi, motorização, etc., mas são importantes para contextualizaçãodotrabalho. Todos os novos processos, como a inserção de um novo controle eletrônicodoveículo, a nova carenagem, direção elétrica, display de monitoramento, etc., que possibilitamum melhor controle e facilidade para o usuário na condução do veículo, são descritosemcapítulos para melhor explanação dos detalhes do trabalho. O EV-IFSC II é resultadodotrabalho de diversas equipes que antecederam este projeto, e que se consolida na finalizaçãodo veículo que foi montado no laboratório coworking com colaboração de pesquisadores, bolsistas e voluntários pertencentes a grupo de pesquisa EMoL (Electric Mobility Laboratory)do Câmpus Florianópolis do IFSC.