Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um redutor planetário, para utilizar em motores elétricos com aplicação em veículos elétricos. Foram dimensionados os principais componentes do redutor, os eixos, as engrenagens e especificados os rolamentos. A ideia para execução deste trabalho surgiu a partir da necessidade que os fabricantes de veículos elétricos buscam: motores com maior potência e menor massa, ou seja, com uma maior densidade de potência do motor. E uma das maneiras que os fabricantes de motores elétricos estão colocando em prática é aumentar a rotação do motor e diminuir o torque. Consequentemente o motor fica menor e apresenta menor massa, por isso é necessária a utilização de redutor, para diminuir a rotação e aumentar o torque. Para isso é de suma importância o redutor ser compacto e possuir uma massa reduzida, que são as principais características do redutor planetário. A etapa inicial consistiu em uma revisão bibliográfica, na qual foi realizado um comparativo entre os livros de gestão e desenvolvimento de projeto, que definiu o melhor método aplicável no projeto, em seguida foi apresentado o funcionamento do redutor planetário, as equações para realização de cálculos de redução e suas restrições, após isto foi realizado benchmarking de alguns principais fabricantes de redutores. O dimensionamento mecânico do sistema seguiu as normas AGMA e ASME que rege as resistências de engrenagens e de dimensionamento de eixos rotativos, o trabalho também contemplou as especificações dos mancais, ao final obteve-se o detalhamento e especificações do projeto, o resultado final foi positivo, pois foram atendidos todos os objetivos e obtidos fatores de segurança e dimensionais satisfatórios. Para a elaboração do trabalho foi usado softwares de auxilio como SolidWorks®, Excel® e Mathcad.