Resumo:
No atual cenário econômico, em que a globalização aproximou os mercados e
aumentou a concorrência entre as empresas a nível mundial, as empresas
necessitam responder mais rapidamente às mudanças de mercado, e adequar o seu
negócio sem perder qualidade.
Diante desse contexto, o setor de compras se revela como um suporte
fundamental nas organizações. Na realidade brasileira, em muitas empresas, o setor
de compras permanece em um nível estritamente operacional, concentrando-se
principalmente na comparação de preços de mercado, sem levar em consideração
uma visão estratégica. Este fato implica no aumento dos custos sobre os produtos e
serviços oferecidos.
Considerando este cenário, o presente trabalho tem como objetivo
demonstrar como a aplicação do Strategic Sourcing pode contribuir para o
aprimoramento do processo de compras de uma empresa de embalagens de
papelão.Para a condução do estudo, optou-se pela utilização da pesquisa descritiva,
buscando obter uma compreensão aprofundada do Strategic Sourcing .
Este método não apenas permitiu uma análise detalhada, mas também
resultou na significativa redução de custos financeiros, alcançando uma economia
de 10% na compra de filme stretch. Além disso, possibilitou a implementação de
melhorias operacionais, alinhando-se de maneira satisfatória com os objetivos e
expectativas estratégicas da organização.