Resumo:
O desenvolvimento tecnológico tem gerado transformações profundas no modo de pensar, aprender, agir e interagir. Em contrapartida, no âmbito profissional, as condições geradas por essas transformações requisitam um perfil profissional que se adapte a novas condições, mas que também solucione problemas e crie possibilidades a partir das ferramentas que lhe são disponibilizadas. É nesse processo que cabe à educação institucionalizada uma revisão dos paradigmas que personalizam o ensino oferecido, observando sua capacidade de oferecer uma formação que estimule a autonomia e o espírito de cidadania, a consciência planetária e o desenvolvimento sustentável dos países. Considerando as demandas do campo educacional, esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), estimulado por docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA/PROEJA) de São Miguel do Oeste. Com apoio da pesquisa exploratória e das abordagens quantitativa e qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado a profissionais que atuam nessa modalidade de ensino. Os resultados indicam que os docentes utilizam razoavelmente os computadores das escolas com seus alunos, sendo que entre as limitações para ampliar esse processo situam a baixa capacidade da Internet, além das dificuldades de utilizar adequadamente as ferramentas para fomentar a aprendizagem, apesar de considerar que existe uma colaboração efetiva dos profissionais de informática que atuam nos laboratórios.