Mostrar registro simples

dc.contributor.author Biudes, Celma Regina
dc.contributor.author Agrasso Neto, Manoel
dc.date.accessioned 2019-02-19T18:14:21Z
dc.date.available 2019-02-19T18:14:21Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/355
dc.description.abstract A EJA, no Brasil tem sido associada à escolaridade compensatória para pessoas que não conseguiram ir para a escola quando crianças, conceito este que vem mudando e, entre os desafios desse tipo de ensino, agora se inclui também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Normalmente, nas escolas são improvisados o local para aulas, materiais utilizados e os educadores, pois menos de 2% dos cursos de Pedagogia oferecem formação específica para esse fim. Desta forma, tornam-se relevantes estudos sobre o processo de formação e atuação desses profissionais, bem como sobre as concepções que norteiam a modalidade EJA. Neste sentido, este estudo teve por objetivo verificar como a grade curricular do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) está direcionando seu olhar para a Educação de Jovens e Adultos, e quais as relações que a metodologia aplicada pela instituição estabelece na formação dos futuros profissionais da EJA. Tratou-se de pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa bibliográfica contemplou revisão sobre o tema Educação de Jovens e Adultos e a Formação Docente e a pesquisa documental contemplou a análise do Plano de Curso de Pedagogia da UNESC e sua pertinência na profissionalização desse educador. Os resultados mostram que o curso de Pedagogia da UNESC habilita profissionais, dentre outras, para atuarem na Educação de Jovens e Adultos e de acordo com análise de seu Plano de Curso, direciona mínimo conhecimento para essa modalidade. Conclui-se que a formação do educador da EJA pode contribuir para o fortalecimento e a sua (re)configuração, aprimorando o atendimento a uma significativa parte da população brasileira do sistema de ensino no país. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.title Fundamentos da EJA pt_BR
dc.title.alternative um desafio no curso de licenciatura em pedagogia da UNESC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Pós-graduação lato sensu em educação profissional integrada à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta