Resumo:
A EJA, no Brasil tem sido associada à escolaridade compensatória para pessoas que não conseguiram ir para a escola quando crianças, conceito este que vem mudando e, entre os desafios desse tipo de ensino, agora se inclui também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Normalmente, nas escolas são improvisados o local para aulas, materiais utilizados e os educadores, pois menos de 2% dos cursos de Pedagogia oferecem formação específica para esse fim. Desta forma, tornam-se relevantes estudos sobre o processo de formação e atuação desses profissionais, bem como sobre as concepções que norteiam a modalidade EJA. Neste sentido, este estudo teve por objetivo verificar como a grade curricular do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) está direcionando seu olhar para a Educação de Jovens e Adultos, e quais as relações que a metodologia aplicada pela instituição estabelece na formação dos futuros profissionais da EJA. Tratou-se de pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa bibliográfica contemplou revisão sobre o tema Educação de Jovens e Adultos e a Formação Docente e a pesquisa documental contemplou a análise do Plano de Curso de Pedagogia da UNESC e sua pertinência na profissionalização desse educador. Os resultados mostram que o curso de Pedagogia da UNESC habilita profissionais, dentre outras, para atuarem na Educação de Jovens e Adultos e de acordo com análise de seu Plano de Curso, direciona mínimo conhecimento para essa modalidade. Conclui-se que a formação do educador da EJA pode contribuir para o fortalecimento e a sua (re)configuração, aprimorando o atendimento a uma significativa parte da população brasileira do sistema de ensino no
país.