Repositório Institucional

Considerações sobre a implantação do PROEJA no IFSC – Câmpus Lages

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dc.contributor.advisor Ramos, Elenita Eliete de Lima
dc.contributor.author Bach Neto Junior, Conrado
dc.date.accessioned 2019-02-21T12:31:56Z
dc.date.available 2019-02-21T12:31:56Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/364
dc.description.abstract O presente artigo tem por finalidade apresentar o resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Campus Lages, que teve por objetivo investigar a implantação de cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, na referida Instituição. Como procedimento metodológico, optou-se pela realização de revisões bibliográficas, a partir de documentos oficiais, legislações e publicações sobre o assunto, bem como o contato com pessoas que estiveram envolvidas na implantação do PROEJA no Campus (alunos, técnicos administrativos e docentes). Por meio de entrevistas semiestruturadas, buscou-se saber como se deu a implantação (processo), quais os desafios e dificuldades enfrentados; objetivou-se, também, tomar conhecimento das opiniões dos alunos sobre o PROEJA e sobre o IFSC, procurando identificar o perfil desses estudantes. Procurou-se saber o quanto o vínculo e a vivência com o PROEJA/IFSC foram significativos para eles, ou seja, de que forma essa experiência interferiu em suas vidas. O processo investigativo proporcionou constatar a importância do PROEJA como forma de viabilizar a Educação Profissional a um público específico e estratégico, os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se caracterizam como um público diferenciado, que requer atenção e condições especiais de atendimento, exigindo a elaboração de estratégias específicas, por parte da instituição, para que futuras ofertas sejam mais exitosas e possam beneficiar um maior número de pessoas que necessitam de uma educação para se capacitarem para o mundo do trabalho e para a vida. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject PROEJA pt_BR
dc.subject Ensino Integrado pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Educação Profissional pt_BR
dc.title Considerações sobre a implantação do PROEJA no IFSC – Câmpus Lages pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Pós-graduação lato sensu em educação profissional integrada à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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