Resumo:
O presente artigo tem por finalidade apresentar o resultado de uma pesquisa realizada no
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Campus
Lages, que teve por objetivo investigar a implantação de cursos do Programa Nacional de
Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, na referida Instituição. Como procedimento metodológico,
optou-se pela realização de revisões bibliográficas, a partir de documentos oficiais,
legislações e publicações sobre o assunto, bem como o contato com pessoas que estiveram envolvidas na implantação do PROEJA no Campus (alunos, técnicos administrativos e docentes). Por meio de entrevistas semiestruturadas, buscou-se saber como se deu a implantação (processo), quais os desafios e dificuldades enfrentados; objetivou-se, também, tomar conhecimento das opiniões dos alunos sobre o PROEJA e sobre o IFSC, procurando identificar o perfil desses estudantes. Procurou-se saber o quanto o vínculo e a vivência com o PROEJA/IFSC foram significativos para eles, ou seja, de que forma essa experiência interferiu em suas vidas. O processo investigativo proporcionou constatar a importância do PROEJA como forma de viabilizar a Educação Profissional a um público específico e estratégico, os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se caracterizam como um público diferenciado, que requer atenção e condições especiais de atendimento, exigindo a elaboração de estratégias específicas, por parte da instituição, para que futuras ofertas sejam mais exitosas e possam beneficiar um maior número de pessoas que necessitam de uma educação para se capacitarem para o mundo do trabalho e para a vida.