Resumo:
Este artigo apresenta aspectos históricos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre a implantação da Língua Estrangeira (LE) nos currículos escolares do Brasil e estudos sobre metodologias diversificadas no ensino da Língua Espanhola na EJA. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, por meio da observação participativa e abordagem qualitativa. Os envolvidos nesta pesquisa foram 28 alunos e a professora do Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES) no município de São José do Cerrito (SC). Foi realizada observação nas práticas pedagógicas no ensino e aprendizagem da Língua Espanhola para jovens e adultos e, posterior intervenção na prática pedagógica, a partir da análise crítica sobre os métodos utilizados. Este olhar sobre a própria prática possibilitou a docente buscar formas de intervir e colaborar com o aprendizado significativo da LE na EJA. No ensino da LE, com práticas diferenciadas notou-se que houve participação e envolvimento mais efetivo dos educandos no processo educacional. A realização desta pesquisa foi importante tanto para alunos quanto para a docente, pois redescobriram o prazer em ensinar e aprender.