Resumo:
A presença maciça das mulheres na EJA é algo recente, porém, somente a presença das mulheres não é garantia de permanência e êxito delas na EJA. Identificar quais os objetivos das alunas na EJA de Urussanga quando do retorno ou ingresso no sistema escolar é fato importante para percepção se o êxito dessas mulheres com seu retorno está sendo alcançado e tentar garantir sua permanência. Este artigo tem por objetivo conhecer as condições da realidade das mulheres que frequentam a EJA, unidade de Urussanga, descrevendo os motivos pelos quais voltaram ao sistema escolar e sugestões que contribuam para evitar a repetição de situações anteriores, como a evasão e, em contrapartida, colaborem para a solidificação da presença delas na modalidade, assim como, perceber quais os seus objetivos para alcançarem o êxito por elas definido. Para alcançar esses objetivos o estudo teve sua sustentação na pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, partindo de um estudo bibliográfico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, focando na presença do sexo feminino nesta modalidade de ensino e, posteriormente, na pesquisa de opinião direta aos frequentadores (questionário) do sexo feminino da EJA de Urussanga. A primeira parte desse trabalho aborda algumas observações sobre a situação da educação no Brasil, um breve histórico da EJA e a relação das Mulheres com a EJA. Posteriormente o estudo apresenta os dados resultantes do questionário aplicado onde se refere à realidade das alunas frequentadoras da EJA unidade de Urussanga, onde os resultados apresentam que os motivos das mulheres no retorno na EJA, estão principalmente, relacionados ao complemento do ensino básico para posteriormente arranjar um emprego ou um emprego melhor. As mulheres também apresentaram como motivo do retorno o êxito pessoal, o incentivo da família e o exemplo para os filhos. O estudo da realidade dessas mulheres com base bibliográfica e de opinião direta, é relevante, teoricamente, pois oferece acesso a estudos precedentes relacionados à EJA e de relevância social, quando possibilita a tomada de atitudes por parte da escola e comunidade que podem garantir a permanecia e êxito dos estudantes na EJA.