Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que possibilita o acesso à educação para quem não conseguiu concluir o Ensino Fundamental ou Médio em idade apropriada por algum motivo e se define pelas especificidades e características da clientela a que se dedica. Por se tratar de um público diversificado se faz necessária uma dinâmica diferenciada e atrativa, que faça com que esses alunos percebam estudo como uma forma de ampliação de oportunidades, com situações que promovam aprendizagens produtivas e emancipadoras que auxiliam em seu desenvolvimento integral. Deste modo, o presente artigo teve como objetivo analisar a importância do lúdico no favorecimento da aprendizagem de jovens e adultos, como ferramenta que possibilita tornar os conteúdos mais dinâmicos e prazerosos de aprender, despertando o interesse e ampliando os conhecimentos. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa possui caráter bibliográfico, exploratório, descritivo e qualitativo, com professores e alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA de Canoinhas. Leva em consideração o lúdico como integrador do ser humano em todos os seus aspectos: psicológico, social, histórico e cultural, que possibilita relações criadoras, socializadoras, reflexivas e inteligentes, capaz de tornar o ato de aprender e ensinar em algo intencional e prazeroso.