dc.contributor.author |
Parrot, Túlio Cícero Saldanha |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-16T00:08:40Z |
|
dc.date.available |
2019-03-16T00:08:40Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/443 |
|
dc.description.abstract |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) oferecem possibilidades inéditas para dinamizar o ensino, favorecendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais interativas e abertas à interlocução com diferentes realidades. Considerando o avanço tecnológico e as necessidades de inovação da área educacional, este estudo objetivou avaliar a produção científica referente à utilização das TIC na Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponibilizada na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Apoiado na pesquisa bibliográfica e nas abordagens quantitativa e qualitativa, o estudo possibilitou mapear cronologicamente as publicações, as instituições universitárias brasileiras de origem dos seus autores e as temáticas envolvidas, além de possibilitar a identificação de estratégias para a inserção tecnológica no âmbito educacional. Os resultados da pesquisa indicam que a produção que envolve a inserção das TIC na EJA foi mais acentuada entre os anos de 2010 e 2012, existe uma concentração de publicações mais expressiva em uma parcela reduzida de instituições universitárias e as temáticas evidenciam preocupações diretas com a EJA, a formação docente, o currículo, as políticas públicas e questões referentes à memorização nos processos de ensino e de aprendizagem. Quanto às estratégias, ficou mais evidente a necessidade de explorar a disponibilidade das informações em formato de hipertexto, favorecendo o acesso rizomático, que amplia possibilidades de navegação. Além do formato, destaca-se também a necessidade de explorar estratégias que facilitem a interação, compatíveis com as alternativas oferecidas atualmente pelas TIC, bem com a digitalização de materiais costumeiramente usados de forma física. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Produção Científica |
pt_BR |
dc.title |
As tecnologias de informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma síntese de estudos precedentes |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC |
pt_BR |