Resumo:
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) oferecem possibilidades inéditas para dinamizar o ensino, favorecendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais interativas e abertas à interlocução com diferentes realidades. Considerando o avanço tecnológico e as necessidades de inovação da área educacional, este estudo objetivou avaliar a produção científica referente à utilização das TIC na Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponibilizada na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Apoiado na pesquisa bibliográfica e nas abordagens quantitativa e qualitativa, o estudo possibilitou mapear cronologicamente as publicações, as instituições universitárias brasileiras de origem dos seus autores e as temáticas envolvidas, além de possibilitar a identificação de estratégias para a inserção tecnológica no âmbito educacional. Os resultados da pesquisa indicam que a produção que envolve a inserção das TIC na EJA foi mais acentuada entre os anos de 2010 e 2012, existe uma concentração de publicações mais expressiva em uma parcela reduzida de instituições universitárias e as temáticas evidenciam preocupações diretas com a EJA, a formação docente, o currículo, as políticas públicas e questões referentes à memorização nos processos de ensino e de aprendizagem. Quanto às estratégias, ficou mais evidente a necessidade de explorar a disponibilidade das informações em formato de hipertexto, favorecendo o acesso rizomático, que amplia possibilidades de navegação. Além do formato, destaca-se também a necessidade de explorar estratégias que facilitem a interação, compatíveis com as alternativas oferecidas atualmente pelas TIC, bem com a digitalização de materiais costumeiramente usados de forma física.