Resumo:
O presente trabalho tem como tema demonstrar como o estudo da Língua Espanhola pode tornar-se atraente e significativo para os alunos da educação de jovens e adultos, EJA, e apresentar uma discussão relacionada com a educação intercultural no contexto da aprendizagem deste idioma. Problema: Levando em conta a premissa de que a linguagem é o lugar da construção do indivíduo e do social e de que os seres sociais se constroem no discurso, os estudantes devem adotar papéis e agir como protagonistas de sua aprendizagem em sala de aula. Aprender um idioma é abrir uma porta e descobrir muitos mundos sem fronteiras que nos enriquecem com diversidade cultural. O trabalho tem como objetivo: proporcionar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, EJA, do programa PROEJA – IFSC, das escolas da Linha Dois Irmãos e Canela Gaúcha, uma aproximação com a Língua Espanhola. Objetivos específicos: estimular os estudantes a conhecer a Língua Espanhola; incentivar o uso de redes sociais e demais ferramentas encontradas na internet com os usuários de Língua Espanhola, despertar no estudante para o aprendizado de outro idioma além de resgatar a autoestima buscando o desenvolvimento e inclusão social através do ensino/aprendizagem de Língua Espanhola de forma prazerosa e lúdica. Justificativa: visto que aprender este idioma é de fundamental importância na atualidade já que estamos rodeados de países hispano falantes, além disso, nas redes sociais este idioma está sendo muito procurado. A língua espanhola é falada em mais de 20 países e é a língua oficial em diversas organizações internacionais o que estimula cada vez mais o estudo da língua. Outro ponto do trabalho é estímulo e despertar no estudante para o aprendizado de outro idioma além de resgatar a autoestima buscando o desenvolvimento e inclusão social através do ensino/aprendizagem de Língua Espanhola de forma prazerosa e lúdica. Metodologia: baseia-se em um estudo teórico-prático, com fundamentação teórica e aplicação de atividades aos alunos do Programa Proeja – IFSC, das Escolas do interior do município de São Miguel do Oeste, SC, localizadas na Linha Dois Irmãos e Canela Gaúcha. Resultados: Apresentação das atividades didáticas realizadas com os alunos do Proeja, como demonstrativo da diversidade de formas metodológicas que o educador pode utilizar para o encaminhamento das atividades em Língua Espanhola. Considerações finais: as atividades não se configuram como meros apêndices educacionais, pois partir da capacidade de desenvolver a linguagem, de representar imagens, estados mentais, atribuir significados e aprender uma língua estrangeira, que a língua se configura como meio de expressão.