Repositório Institucional

Perspectivas do ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos – EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Gomes, Vilisa Rudenco
dc.contributor.author Bataglin, Tatiane Paula Casagrande
dc.date.accessioned 2019-03-16T00:39:54Z
dc.date.available 2019-03-16T00:39:54Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/448
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem sendo discutida com mais ênfase após a aprovação da LBD 9394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. A investigação do presente trabalho se debruça em reflexões sobre os processos lúdicos de aprendizagem na EJA para o ensino de ciências, além de conhecer seus sujeitos, seu contexto, sua dinâmica, aspectos metodológicos e práticas pedagógicas priorizados nesta modalidade de ensino. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar algumas reflexões acerca da importância de atividades interativas, jogos e metodologias de ensino que sejam desafiadoras para a aprendizagem significativa dos alunos da EJA. O método e abordagem da pesquisa foram bibliográficos com caráter qualitativo. Pode-se inferir baseado nos dados da pesquisa, que práticas pedagógicas que envolvam a ludicidade, tais como jogos educativos, possibilitam a inclusão de recursos didáticos nos espaços escolares da EJA, que motivam a permanência do aluno na escola, valorizam o seu pensar, suas atitudes, possibilitam o desenvolvimento de competências e habilidades em liderança e a construção de conhecimentos é mais efetiva, contribuindo de forma significativa para a aproximação entre os conteúdos científicos de ciências e os saberes práticos do dia-a-dia destes alunos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Jogos Pedagógicos pt_BR
dc.title Perspectivas do ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos – EJA pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta