| dc.contributor.advisor | Gomes, Vilisa Rudenco | |
| dc.contributor.author | Bataglin, Tatiane Paula Casagrande | |
| dc.date.accessioned | 2019-03-16T00:39:54Z | |
| dc.date.available | 2019-03-16T00:39:54Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/448 | |
| dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem sendo discutida com mais ênfase após a aprovação da LBD 9394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. A investigação do presente trabalho se debruça em reflexões sobre os processos lúdicos de aprendizagem na EJA para o ensino de ciências, além de conhecer seus sujeitos, seu contexto, sua dinâmica, aspectos metodológicos e práticas pedagógicas priorizados nesta modalidade de ensino. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar algumas reflexões acerca da importância de atividades interativas, jogos e metodologias de ensino que sejam desafiadoras para a aprendizagem significativa dos alunos da EJA. O método e abordagem da pesquisa foram bibliográficos com caráter qualitativo. Pode-se inferir baseado nos dados da pesquisa, que práticas pedagógicas que envolvam a ludicidade, tais como jogos educativos, possibilitam a inclusão de recursos didáticos nos espaços escolares da EJA, que motivam a permanência do aluno na escola, valorizam o seu pensar, suas atitudes, possibilitam o desenvolvimento de competências e habilidades em liderança e a construção de conhecimentos é mais efetiva, contribuindo de forma significativa para a aproximação entre os conteúdos científicos de ciências e os saberes práticos do dia-a-dia destes alunos. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| dc.subject | Jogos Pedagógicos | pt_BR |
| dc.title | Perspectivas do ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos – EJA | pt_BR |
| dc.type | Final Paper | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| local.institution.discipline | Curso de Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA | pt_BR |
| local.institution.campus | cerfead | pt_BR |
| local.institution | Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC | pt_BR |