Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem sendo discutida com mais ênfase após a aprovação da LBD 9394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. A investigação do presente trabalho se debruça em reflexões sobre os processos lúdicos de aprendizagem na EJA para o ensino de ciências, além de conhecer seus sujeitos, seu contexto, sua dinâmica, aspectos metodológicos e práticas pedagógicas priorizados nesta modalidade de ensino. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar algumas reflexões acerca da importância de atividades interativas, jogos e metodologias de ensino que sejam desafiadoras para a aprendizagem significativa dos alunos da EJA. O método e abordagem da pesquisa foram bibliográficos com caráter qualitativo. Pode-se inferir baseado nos dados da pesquisa, que práticas pedagógicas que envolvam a ludicidade, tais como jogos educativos, possibilitam a inclusão de recursos didáticos nos espaços escolares da EJA, que motivam a permanência do aluno na escola, valorizam o seu pensar, suas atitudes, possibilitam o desenvolvimento de competências e habilidades em liderança e a construção de conhecimentos é mais efetiva, contribuindo de forma significativa para a aproximação entre os conteúdos científicos de ciências e os saberes práticos do dia-a-dia destes alunos.