Repositório Institucional

Processo de avaliação escolar dos sujeitos da EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Sonia Terezinha
dc.date.accessioned 2019-03-16T00:47:35Z
dc.date.available 2019-03-16T00:47:35Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/450
dc.description.abstract A avaliação da aprendizagem destaca um olhar mais atento ao ato de avaliar, entender a importância na necessidade de fazê-la corretamente e questionar o seu significado, buscando mostrar que a mesma deve ser um processo de auxílio e não apenas classificatório do ensino aprendizagem dos alunos da EJA. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar as estratégias avaliativas utilizadas no processo de avaliação dos sujeitos da EJA. Os objetivos específicos delimitados foram: identificar as diferentes formas avaliativas aplicadas pelos educadores; analisar se as estratégias avaliativas aplicadas pelos professores são utilizadas como ferramenta formativa ou classificatória; investigar as concepções que os alunos e professores de EJA têm sobre a avaliação da aprendizagem. A pesquisa teve como amostra: 20 alunos da EJA da rede estadual, do último ano do ensino médio da Unidade Descentralizada de Içara – Içara/SC. Para a realização da mesma, utilizou-se a abordagem qualitativa e como instrumento de pesquisa foi realizado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas sobre o processo de avaliação e rendimento escolar. A partir dos resultados dos dados coletados no questionário aplicado percebe-se que as práticas avaliativas ainda encontram-se impregnadas de características de avaliação tradicional, classificatória e seletiva. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Estratégias avaliativas pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.title Processo de avaliação escolar dos sujeitos da EJA pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta