Resumo:
A avaliação da aprendizagem destaca um olhar mais atento ao ato de avaliar, entender a importância na necessidade de fazê-la corretamente e questionar o seu significado, buscando mostrar que a mesma deve ser um processo de auxílio e não apenas classificatório do ensino aprendizagem dos alunos da EJA. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar as estratégias avaliativas utilizadas no processo de avaliação dos sujeitos da EJA. Os objetivos específicos delimitados foram: identificar as diferentes formas avaliativas aplicadas pelos educadores; analisar se as estratégias avaliativas aplicadas pelos professores são utilizadas como ferramenta formativa ou classificatória; investigar as concepções que os alunos e professores de EJA têm sobre a avaliação da aprendizagem. A pesquisa teve como amostra: 20 alunos da EJA da rede estadual, do último ano do ensino médio da Unidade Descentralizada de Içara – Içara/SC. Para a realização da mesma, utilizou-se a abordagem qualitativa e como instrumento de pesquisa foi realizado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas sobre o processo de avaliação e rendimento escolar. A partir dos resultados dos dados coletados no questionário aplicado percebe-se que as práticas avaliativas ainda encontram-se impregnadas de características de avaliação tradicional, classificatória e seletiva.