Resumo:
Este trabalho, por meio de uma pesquisa qualitativa, objetivou discorrer sobre o currículo integrado no curso PROEJA dentro do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer (THL) do IFSC-SC, campus Continente, dimensionando a partir de entrevistas direcionadas a professores e aplicação de questionários com alunos, a compreensão do currículo integrado e buscando identificar as dificuldades de sua realização e sua importância na superação da evasão escolar. Os trabalhadores do setor hospitalidade são sujeitos tecnicamente habilitados, pouco escolarizados, com baixos salários e altas jornadas de trabalho, porém este não foi o público que se apresentou na pesquisa. Nesse cenário, os resultados demonstraram que a integração curricular se apresenta como fundamental na construção de uma educação inclusiva, buscando a reconstrução dos conteúdos e expondo sua importância na ação da permanência dos que voltaram a estudar depois de anos fora do convívio escolar. A escola continua desafiando o prazer de nela permanecer, o mundo do trabalho continua solicitando profissionais qualificados e a formação continuada se mostra um caminho pedagógico a seguir.