Resumo:
O objetivo principal desta pesquisa é reforçar a importância de ter espaços de discussão na Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca das diferenças socioeconômicas e culturais na sociedade e questionar a manutenção destas diferenças. Convida também a refletir sobre as possibilidades que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode oferecer para ampliar a percepção de mundo dos estudantes, na busca da valorização da vida e do desenvolvimento humano. Diante das diferenças socioeconômicas e culturais na sociedade, questiona-se o modelo de mundo atual, buscando a emancipação do estudante para uma leitura crítica deste modelo. O método usado foi de pesquisa exploratória, a partir de entrevista feita com cinco estudantes do segundo segmento da EJA da E.B.M. José Amaro Cordeiro na cidade de Florianópolis. Como principais resultados, constatou-se que os estudantes mantêm relações de parceria com seus professores; que apesar de valorizarem a aquisição do conhecimento, a influência para adquirirem produtos tem uma grande força sobre o estudante, sendo assim, o fator econômico tem uma importância significativa nas suas escolhas; 80 % dos entrevistados estão insatisfeitos com o modelo socioeconômico do nosso país; quanto ao aspecto musical constatou-se uma rica variedade de gêneros musicais apreciado pelos estudantes. Esta variação se deve a diferenças culturais e oportunidades sociais vivenciadas pelos estudantes.