Resumo:
Este artigo apresenta o relato das experiências e os resultados obtidos com a aplicação do projeto de final de semestre de Matemática e da disciplina de Ciência, Cultura, Tecnologia e Trabalho (CCTT) no Ensino Médio da EJA, em Criciúma, SC. Na disciplina CCTT trabalhase de forma interdisciplinar. Então, foi produzido junto com os educandos, métodos e exemplos para maior assimilação do conteúdo de matemática exposto em sala de aula como: formas geométricas, porcentagem, perímetro e ângulos, bem como conceitos da disciplina de Arte como ferramenta para compreensão do assunto. Através de uma conversa informal, e do ideal de conhecimento prévio, pois a turma era composta grande parte por costureiras,
escolheu-se a confecção de bolsas como o método mais próximo das realidades vivenciadas pelas educandas. Para o trabalho, as mesmas trouxeram retalhos de tecidos e, a partir destes, confeccionaram os moldes para elaboração do projeto. No decorrer da produção, as alunas foram compreendendo a relação da teoria com a prática, onde puderam confirmar e identificar a existência da matemática no seu dia a dia.