Resumo:
O presente trabalho traz o resultado de uma pesquisa, cujo principal objetivo foi buscar subsídios para direcionar a oferta de Cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Câmpus Canoinhas. O PROEJA surge como um desafio a ser enfrentado pelas Instituições Federais, que, por conta do Decreto 5840/2006 deveriam disponibilizar 10% das vagas de ingresso da instituição para o programa a partir de 2006. Ratificando o decreto foi aprovada em 2013 pelo Conselho Superior do
IFSC a Resolução nº 11/2013/Consup que sinaliza que o plano de ampliação ou a nova oferta de vagas em PROEJA deveria ser construído ao longo de 2013 com os subsídios em pesquisas de demanda, para posterior inclusão no Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI, 2014-2018. O IFSC tem como missão “Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.” A oferta de cursos PROEJA tem por objetivo proporcionar a elevação da escolaridade dos sujeitos da EJA proporcionando uma Educação Profissional, pública, gratuita e de qualidade, contribuindo assim, para a inclusão social de uma parcela significativa da população. Para realização da pesquisa foi aplicado um questionário que teve por objetivo identificar a área de interesse de alguns alunos regularmente matriculados no CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos de Canoinhas, tendo como base os Cursos Técnicos ofertados pelo Câmpus Canoinhas e seus eixos tecnológicos. Os resultados encontrados poderão servir de referência para as futuras ofertas de cursos PROEJA pela Instituição.