Resumo:
As rápidas mudanças ocorridas na sociedade e os novos paradigmas para as ciências na atualidade apontam para o perfil de um professor capaz de articular teoria e prática, que desenvolva a pesquisa como ferramenta principal de seu oficio e que tenha condições de exercitar a reflexão de forma permanente. O presente trabalho teve por objetivo compreender a importância do educador pesquisador-reflexivo para uma prática pedagógica que atenda as demandas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, sob a ótica dos professores, bem como estimular reflexões sobre
a necessidade de o professor ser um pesquisador-reflexivo, inovando as práticas para um fazer pedagógico mais humano. O contexto da pesquisa qualitativa foi baseado em reflexões e análises de questões trabalhadas com oito professores do município de Correia Pinto (SC), sendo seis do sexo feminino e dois do sexo masculino, na faixa etária entre 32 e 46 anos e a maioria atuava na educação de jovens e adultos há mais de cinco anos. Pode-se perceber através dessas análises que os educadores
tentam melhorar a qualidade da educação ofertada aos jovens e adultos e tem consciência que a educação é à base essencial para o desenvolvimento pleno de todo cidadão. Assim entende-se de que ensinar não é somente um trabalho com conteúdos ou com o processo de selecioná-los e sim estabelecer procedimentos pedagógicos adequados, que venham contribuir no crescimento de cidadãos críticos e ativos na sociedade onde vivem. Desse modo percebe-se a importância de educador ser um
pesquisador-reflexivo, pois assim alcançará com mais facilidade os objetivos propostos.