Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo elencar as causas das dificuldades de aprendizagem na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e as possíveis contribuições da psicopedagogia. Para tanto se efetivou revisão bibliográfica, em algumas literaturas, sobre as dificuldades de aprendizagem, em especial, na EJA. Entre as causas estão a idade dos alunos, o tempo que estiveram longe da escola, a falta de hábito de estudo, a incompreensão dos conteúdos, o não uso da língua na norma culta e por não compreenderem a necessidade de estudar determinados componentes curriculares. Também se buscou identificar se tais dificuldades são decorrentes dos acontecimentos contextuais envolvendo metodologia, espaço físico, horário, empatia professor e aluno ou se evidencia pela individualidade de cada pessoa. Ao final
da análise foi possível pontuar reflexões psicopedagógicas pertinentes sobre as dificuldades de aprendizagem e também perceber que a literatura aponta múltiplos fatores para as causas das dificuldades de aprendizagem na EJA os quais podem ser relacionados ao sujeito, a escola e ao contexto social. A psicopedagogia pode contribuir auxiliando os alunos da EJA em suas dificuldades de aprendizagem por meio de intervenção com o sujeito e no ambiente escolar.