dc.contributor.author |
Andrade, Lidiane Dias |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-28T16:52:57Z |
|
dc.date.available |
2019-03-28T16:52:57Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/480 |
|
dc.description.abstract |
Neste artigo resgata-se a experiência em educação aplicada em um projeto piloto,
denominado Reconhecimento e Certificação de Saberes, desenvolvido no Instituto Federal (IFSC), no Câmpus Continente - Florianópolis, com duas turmas de estudantes que frequentaram os cursos ‘Guias de Turismo’ e ‘Merendeiras’. Um dos objetivos desses cursos é estimular os estudantes a frequentar, posteriormente, um curso técnico na área em que atuam. A certificação implicada nesses cursos se respalda, portanto, pela perspectiva de superação de processos de interrupção da escolarização. É nesse contexto que este estudo foi estruturado, com o objetivo de avaliar os resultados da aplicação da metodologia do Projeto Criativo Ecoformador (PCE), por meio da análise das produções realizadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a realização das atividades do Projeto Reconhecimento de Saberes. Tendo como categorias de análise a estruturação da escrita, o conhecimento de mundo e as percepções individuais acerca da realidade, o estudo foi apoiado no método ex-post-facto, nas pesquisas exploratória e documental e nas abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que a metodologia utilizada estimulou a
ampliação do vocabulário, o interesse por temas relacionados com o escopo do projeto, a conexão com a realidade e a apropriação de conhecimentos científicos indispensáveis para o desenvolvimento dos estudantes e possíveis intervenções nas suas realidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Reconhecimento de saberes |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto criativo ecoformador |
pt_BR |
dc.subject |
Crônicas |
pt_BR |
dc.title |
Da leitura à produção de crônicas |
pt_BR |
dc.title.alternative |
implicações de um projeto criativo ecoformador na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |