Repositório Institucional

Da leitura à produção de crônicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Lidiane Dias
dc.date.accessioned 2019-03-28T16:52:57Z
dc.date.available 2019-03-28T16:52:57Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/480
dc.description.abstract Neste artigo resgata-se a experiência em educação aplicada em um projeto piloto, denominado Reconhecimento e Certificação de Saberes, desenvolvido no Instituto Federal (IFSC), no Câmpus Continente - Florianópolis, com duas turmas de estudantes que frequentaram os cursos ‘Guias de Turismo’ e ‘Merendeiras’. Um dos objetivos desses cursos é estimular os estudantes a frequentar, posteriormente, um curso técnico na área em que atuam. A certificação implicada nesses cursos se respalda, portanto, pela perspectiva de superação de processos de interrupção da escolarização. É nesse contexto que este estudo foi estruturado, com o objetivo de avaliar os resultados da aplicação da metodologia do Projeto Criativo Ecoformador (PCE), por meio da análise das produções realizadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a realização das atividades do Projeto Reconhecimento de Saberes. Tendo como categorias de análise a estruturação da escrita, o conhecimento de mundo e as percepções individuais acerca da realidade, o estudo foi apoiado no método ex-post-facto, nas pesquisas exploratória e documental e nas abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que a metodologia utilizada estimulou a ampliação do vocabulário, o interesse por temas relacionados com o escopo do projeto, a conexão com a realidade e a apropriação de conhecimentos científicos indispensáveis para o desenvolvimento dos estudantes e possíveis intervenções nas suas realidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Reconhecimento de saberes pt_BR
dc.subject Projeto criativo ecoformador pt_BR
dc.subject Crônicas pt_BR
dc.title Da leitura à produção de crônicas pt_BR
dc.title.alternative implicações de um projeto criativo ecoformador na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta