Resumo:
Neste artigo resgata-se a experiência em educação aplicada em um projeto piloto,
denominado Reconhecimento e Certificação de Saberes, desenvolvido no Instituto Federal (IFSC), no Câmpus Continente - Florianópolis, com duas turmas de estudantes que frequentaram os cursos ‘Guias de Turismo’ e ‘Merendeiras’. Um dos objetivos desses cursos é estimular os estudantes a frequentar, posteriormente, um curso técnico na área em que atuam. A certificação implicada nesses cursos se respalda, portanto, pela perspectiva de superação de processos de interrupção da escolarização. É nesse contexto que este estudo foi estruturado, com o objetivo de avaliar os resultados da aplicação da metodologia do Projeto Criativo Ecoformador (PCE), por meio da análise das produções realizadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a realização das atividades do Projeto Reconhecimento de Saberes. Tendo como categorias de análise a estruturação da escrita, o conhecimento de mundo e as percepções individuais acerca da realidade, o estudo foi apoiado no método ex-post-facto, nas pesquisas exploratória e documental e nas abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados indicam que a metodologia utilizada estimulou a
ampliação do vocabulário, o interesse por temas relacionados com o escopo do projeto, a conexão com a realidade e a apropriação de conhecimentos científicos indispensáveis para o desenvolvimento dos estudantes e possíveis intervenções nas suas realidade.