Repositório Institucional

Educação de Jovens e Adultos

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dc.contributor.advisor Gonçalves, Rita de Cássia Pacheco
dc.contributor.author Dias, José Antonio
dc.date.accessioned 2019-03-28T17:00:05Z
dc.date.available 2019-03-28T17:00:05Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/482
dc.description.abstract O presente trabalho consiste numa revisão de literatura qualitativa com o objetivo de fazer algumas considerações sobre o fenômeno da permanência e evasão na Educação de Jovens e Adultos - EJA. O estudo de tal fenômeno se faz necessário pelo grande número de evasões presentes nas instituições que ofertam a modalidade da EJA. Para tanto, recorre-se a uma literatura que usa de uma perspectiva freiriana, analisando os sujeitos que demandam desta modalidade, observando os motivos que levam os jovens e adultos a não concluírem os estudos, motivos estes que são distintos dos alunos do ensino regular. Esta compreensão é essencial para que haja reformulações dos programas e métodos na Educação de Jovens e Adultos. A preocupação em garantir o acesso e a permanência na educação é constitucional, portanto é dever do Estado, das instituições e dos profissionais da educação, tornar esse direito uma realidade em todos os níveis e modalidades educacionais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Evasão e permanência na EJA pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.title Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title.alternative considerações sobre o fenômeno da evasão pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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