dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Rita de Cássia Pacheco |
|
dc.contributor.author |
Dias, José Antonio |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-28T17:00:05Z |
|
dc.date.available |
2019-03-28T17:00:05Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/482 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho consiste numa revisão de literatura qualitativa com o objetivo de fazer algumas considerações sobre o fenômeno da permanência e evasão na Educação de Jovens e Adultos - EJA. O estudo de tal fenômeno se faz necessário pelo grande número de evasões presentes nas instituições que ofertam a modalidade da EJA. Para tanto, recorre-se a uma literatura que usa de uma perspectiva freiriana, analisando os sujeitos que demandam desta modalidade, observando os motivos que levam os jovens e adultos a não concluírem os estudos, motivos estes que são distintos dos alunos do ensino regular. Esta compreensão é essencial para que haja reformulações dos programas e métodos na Educação de Jovens e Adultos. A preocupação em garantir o acesso e a permanência na educação é constitucional, portanto é dever do Estado, das instituições e dos profissionais da educação, tornar esse direito uma realidade em todos os níveis e modalidades educacionais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão e permanência na EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.title |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
considerações sobre o fenômeno da evasão |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |