Resumo:
A continuidade do processo de escolarização de jovens e adultos é exigida pelas mudanças tecnológicas, econômicas e culturais da sociedade como também pelos sujeitos que por diferentes histórias de vida não deram continuidade aos seus estudos. Acreditando no direito da conclusão e continuidade da escolarização dos sujeitos, este artigo tem por finalidade apresentar a Modalidade EJA/Exames a partir de seu processo de organização e execução pela Secretaria Municipal de Educação de São José, analisando a percepção dos sujeitos, educadores e gestores sobre essa Modalidade da Educação Básica. Esta pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa de investigação. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados dois questionários semi-abertos, destinados a gestores, educadores e sujeitos que prestaram os exames. Foram analisados 15(quinze) questionários que apresentam como resultado que é possível organizar e executar a Modalidade EJA/Exames, contando com os profissionais (gestores e professores) atendendo a um público com histórias de vida, identidades e subjetividades que devem ser respeitadas e que buscam nessa modalidade a possibilidade de reconquistar seu direito à escolarização, optando pela realização do exame para conclusão do Ensino Fundamental e Médio.