dc.contributor.author |
Pires, Marli |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-28T17:11:11Z |
|
dc.date.available |
2019-03-28T17:11:11Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/486 |
|
dc.description.abstract |
O artigo evidencia a contextualização da Educação de Jovens e Adultos/EJA e o
Ensino a Distância/EAD no Brasil, como também a importância das estratégias didáticas na formação da autonomia de aprendizagem dos alunos da EJA e as tecnologias educacionais no desenvolvimento da aprendizagem. E o objetivo foi apresentar estratégias de conscientização dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA a distância para valorização do papel de protagonistas em relação à apropriação do conhecimento, estimulado pelo uso das diferentes ferramentas disponibilizadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem/AVA na EJA a distância
na cidade de Criciúma/SC. Partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como conscientizar o estudante da EJA a distância sobre a importância de ser seu próprio protagonista visando a apropriação do conhecimento com apoio das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem/AVA? Essa pesquisa é de caráter qualiquantitativo e tem como interlocutores dez estudantes do SESI de Criciúma/SC que foram entrevistados quanto às estratégias de aprendizagem estimulados pelo uso das ferramentas disponibilizados pelo AVA. Fundamenta-se este estudo em caráter teórico/descritivo. Os resultados apontaram para reflexões acerca da autonomia da aprendizagem e o perfil do professor da EJA a distância e constatou-se que o
estudante tem consciência do seu compromisso de estudante autônomo, todavia está
despreparado para essa tarefa. O professor é o maior incentivador para o estudante, mas a performance da plataforma virtual nem sempre é adequada. Necessita-se de mais pesquisas de novos estudos na área e a campo, pois o estudo teórico é limitado quanto ao estudo a distância da EJA em Criciúma/SC. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia |
pt_BR |
dc.title |
Estratégicas didáticas para o alcance da autonomia na aprendizagem pelo estudante da EJA a distância no contexto do SESI em Criciúma/SC |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |