Repositório Institucional

Estratégicas didáticas para o alcance da autonomia na aprendizagem pelo estudante da EJA a distância no contexto do SESI em Criciúma/SC

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pires, Marli
dc.date.accessioned 2019-03-28T17:11:11Z
dc.date.available 2019-03-28T17:11:11Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/486
dc.description.abstract O artigo evidencia a contextualização da Educação de Jovens e Adultos/EJA e o Ensino a Distância/EAD no Brasil, como também a importância das estratégias didáticas na formação da autonomia de aprendizagem dos alunos da EJA e as tecnologias educacionais no desenvolvimento da aprendizagem. E o objetivo foi apresentar estratégias de conscientização dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA a distância para valorização do papel de protagonistas em relação à apropriação do conhecimento, estimulado pelo uso das diferentes ferramentas disponibilizadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem/AVA na EJA a distância na cidade de Criciúma/SC. Partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como conscientizar o estudante da EJA a distância sobre a importância de ser seu próprio protagonista visando a apropriação do conhecimento com apoio das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem/AVA? Essa pesquisa é de caráter qualiquantitativo e tem como interlocutores dez estudantes do SESI de Criciúma/SC que foram entrevistados quanto às estratégias de aprendizagem estimulados pelo uso das ferramentas disponibilizados pelo AVA. Fundamenta-se este estudo em caráter teórico/descritivo. Os resultados apontaram para reflexões acerca da autonomia da aprendizagem e o perfil do professor da EJA a distância e constatou-se que o estudante tem consciência do seu compromisso de estudante autônomo, todavia está despreparado para essa tarefa. O professor é o maior incentivador para o estudante, mas a performance da plataforma virtual nem sempre é adequada. Necessita-se de mais pesquisas de novos estudos na área e a campo, pois o estudo teórico é limitado quanto ao estudo a distância da EJA em Criciúma/SC. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.title Estratégicas didáticas para o alcance da autonomia na aprendizagem pelo estudante da EJA a distância no contexto do SESI em Criciúma/SC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta