Resumo:
O artigo evidencia a contextualização da Educação de Jovens e Adultos/EJA e o
Ensino a Distância/EAD no Brasil, como também a importância das estratégias didáticas na formação da autonomia de aprendizagem dos alunos da EJA e as tecnologias educacionais no desenvolvimento da aprendizagem. E o objetivo foi apresentar estratégias de conscientização dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA a distância para valorização do papel de protagonistas em relação à apropriação do conhecimento, estimulado pelo uso das diferentes ferramentas disponibilizadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem/AVA na EJA a distância
na cidade de Criciúma/SC. Partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como conscientizar o estudante da EJA a distância sobre a importância de ser seu próprio protagonista visando a apropriação do conhecimento com apoio das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem/AVA? Essa pesquisa é de caráter qualiquantitativo e tem como interlocutores dez estudantes do SESI de Criciúma/SC que foram entrevistados quanto às estratégias de aprendizagem estimulados pelo uso das ferramentas disponibilizados pelo AVA. Fundamenta-se este estudo em caráter teórico/descritivo. Os resultados apontaram para reflexões acerca da autonomia da aprendizagem e o perfil do professor da EJA a distância e constatou-se que o
estudante tem consciência do seu compromisso de estudante autônomo, todavia está
despreparado para essa tarefa. O professor é o maior incentivador para o estudante, mas a performance da plataforma virtual nem sempre é adequada. Necessita-se de mais pesquisas de novos estudos na área e a campo, pois o estudo teórico é limitado quanto ao estudo a distância da EJA em Criciúma/SC.