Repositório Institucional

O letramento e sua influência na vida dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Boff, Ana Paula
dc.contributor.author Bortolatto, Kellen da Rocha
dc.date.accessioned 2019-03-28T17:34:09Z
dc.date.available 2019-03-28T17:34:09Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/492
dc.description.abstract Pretende-se, com este artigo, identificar a forma com que está sendo trabalhada a leitura em sala de aula e estratégias que possam, contribuir para o letramento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Tendo em vista que os documentos norteadores do sistema educacional, que convergem a respeito de que seja dever da escola dar condições de estudo ao aluno com vistas a torná-lo um sujeito crítico e apto a interagir conforme a exigência da situação social na qual se encontra. O objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa é prover os recursos para que os estudantes tenham acesso aos saberes linguísticos necessários para possibilitar essa interação. Com o intuito de pontuar essa questão, realizou-se um estudo com os alunos dos sextos anos (quintas séries) e dos nonos anos (oitavas séries) de uma escola do município de Criciúma – SC. Fazendo a análise dos dados, concluímos que é o papel da escola à formação de leitores, devendo a mesma fornecer condições para o hábito da leitura. Sendo essencial a participação dos professores nesse processo. Não foi possível constatar que a perda de interesse tenha relação direta com o hábito de ler dos pais, nem com o incentivo dos professores ou as atividades desenvolvidas na escola, já que, segundo os alunos, a maioria dos pais costuma ler e as atividades de leitura são satisfatórias. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Práticas de leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title O letramento e sua influência na vida dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta