Resumo:
Pretende-se, com este artigo, identificar a forma com que está sendo trabalhada a
leitura em sala de aula e estratégias que possam, contribuir para o letramento de
estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Tendo em vista que os
documentos norteadores do sistema educacional, que convergem a respeito de que
seja dever da escola dar condições de estudo ao aluno com vistas a torná-lo um
sujeito crítico e apto a interagir conforme a exigência da situação social na qual se
encontra. O objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa é prover os recursos
para que os estudantes tenham acesso aos saberes linguísticos necessários para
possibilitar essa interação. Com o intuito de pontuar essa questão, realizou-se um
estudo com os alunos dos sextos anos (quintas séries) e dos nonos anos (oitavas
séries) de uma escola do município de Criciúma – SC. Fazendo a análise dos dados,
concluímos que é o papel da escola à formação de leitores, devendo a mesma
fornecer condições para o hábito da leitura. Sendo essencial a participação dos
professores nesse processo. Não foi possível constatar que a perda de interesse
tenha relação direta com o hábito de ler dos pais, nem com o incentivo dos
professores ou as atividades desenvolvidas na escola, já que, segundo os alunos,
a maioria dos pais costuma ler e as atividades de leitura são satisfatórias.