Repositório Institucional

O papel do currículo para uma metodologia motivadora na EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Gonçalves, Rita de Cássia
dc.contributor.author Francisco, Liliane Antonio Luciano
dc.date.accessioned 2019-03-28T17:37:32Z
dc.date.available 2019-03-28T17:37:32Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/493
dc.description.abstract Traçamos através da leitura e análise de documentos como Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Curso das disciplinas de português e matemática das EJAs do município de Içara, um perfil do seu currículo enquanto inovador. Foi feito uso da pesquisa documental e qualitativa, de instrumentos como formulários que aferiram o uso de tendências pedagógicas no que diz respeito à aprendizagem, avaliação, currículo, atividade e conteúdo. Vimos nos resultados de observações e análises que os documentos trazem em seu bojo um discurso sócio-histórico, porém na prática tem um desenvolvimento tradicional em suas atividades burocráticas, avaliações não diagnósticas, na reprovação e na constituição de seu currículo fragmentado em disciplinas com teor tecnicista. Podemos ainda observar que um caminho viável que se abre para a reorganização do trabalho em EJA no munícipio são as aulas de CCTT (Ciências, Cultura, Tecnologia e Trabalho) que vem trazendo para dentro das disciplinas e planos de ensino um caráter integrador e aulas mais dinâmicas e motivadoras. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Currículo EJA pt_BR
dc.subject Ensino de português na EJA pt_BR
dc.subject Ensino de matemática na EJA pt_BR
dc.subject Metodologias na EJA pt_BR
dc.title O papel do currículo para uma metodologia motivadora na EJA pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta