dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Rita de Cássia |
|
dc.contributor.author |
Francisco, Liliane Antonio Luciano |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-28T17:37:32Z |
|
dc.date.available |
2019-03-28T17:37:32Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/493 |
|
dc.description.abstract |
Traçamos através da leitura e análise de documentos como Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Curso das disciplinas de português e matemática das EJAs do município de Içara, um perfil do seu currículo enquanto inovador. Foi feito uso da pesquisa documental e qualitativa, de instrumentos como formulários que aferiram o uso de tendências pedagógicas no que diz respeito à aprendizagem, avaliação, currículo, atividade e conteúdo. Vimos nos resultados de observações e
análises que os documentos trazem em seu bojo um discurso sócio-histórico, porém na prática tem um desenvolvimento tradicional em suas atividades burocráticas, avaliações não diagnósticas, na reprovação e na constituição de seu currículo fragmentado em disciplinas com teor tecnicista. Podemos ainda observar que um caminho viável que se abre para a reorganização do trabalho em EJA no munícipio são as aulas de CCTT (Ciências, Cultura, Tecnologia e Trabalho) que vem trazendo para
dentro das disciplinas e planos de ensino um caráter integrador e aulas mais dinâmicas e motivadoras. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de português na EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática na EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias na EJA |
pt_BR |
dc.title |
O papel do currículo para uma metodologia motivadora na EJA |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |