dc.contributor.author |
Hallvass, Graziela Adriana |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-28T17:42:55Z |
|
dc.date.available |
2019-03-28T17:42:55Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/495 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo discorre sobre a utilização de jogos nos processos de ensino e de
aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa que resulta nesta produção segue a abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso, ouvindo professores e alunos de uma escola que oferta EJA em uma cidade do interior de Santa Catarina. Pretende-se compreender como os professores fazem uso dos jogos nos processos de alfabetização matemática e os sentidos atribuídos a esses recursos nas aulas de matemática da EJA, apresentando-se propostas constantes em artigos e outras publicações da área. Como referenciais, utiliza-se a Proposta Curricular da EJA (BRASIL, 2001), entre outros. Analisando-se depoimentos de professores que constituíram o corpus desta pesquisa, foi verificado que a porcentagem de professores que utilizam os jogos é ainda muito pequena e entre os que fazem uso desse recurso, muitos ainda não percebem a necessidade de intervenções pedagógicas quando da utilização dos jogos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Processos de ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização matemática |
pt_BR |
dc.title |
Os jogos na Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
caminhos para pensar a alfabetização matemática |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |