Resumo:
Este artigo tem por propósito refletir sobre a importância de usar a prática pedagógica do currículo integrado no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. A construção teórica que fundamenta o currículo integrado e sua intencionalidade de educação transformadora não separa o conhecimento empírico do conhecimento científico, permitindo um cenário favorável para reflexão social e suas transformações no que julgarem necessário. Para produzir este artigo foram utilizados como documentos referenciais, o documento base do Proeja, o Decreto do Proeja e importantes referências bibliográficas. Por meio da metodologia de análise textual discursiva, buscamos compreender o que os documentos trazem sobre o
currículo integrado e qual a real contribuição deste para a formação de um aluno trabalhador consciente e atuante no meio que ele vive. As conclusões desse artigo é que o currículo assim proposto é uma relação entre partes e totalidade colaborando para que o aluno consiga ser dentro deste contexto um elemento realmente atuante, com condições criadas para que todos possam produzir e conduzir ao exercício da cidadania.