Resumo:
Não é de hoje que o trabalhador brasileiro tem necessidade de estudar, e, por meio dos estudos, ressignificar seu trabalho e sua existência. Entretanto, historicamente, temos negado ao trabalhador o direito de freqüentar a escola para desenvolver seus conhecimentos, embora saibamos que o acesso ao saber representa um dos pilares – indubitavelmente - para a plena realização ontológica do ser humano. A educação em geral, e mais particularmente a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve proporcionar aos alunos reflexões sobre o mercado de trabalho, sobre o quanto este pode fazer dos trabalhadores meros instrumentos descartáveis de seus empregadores. Tal sistema pode fazer com que seus trabalhadores sejam levados ao desgaste contínuo e à falta de perspectivas, reduzindo-os a mercadorias baratas e instantaneamente substituíveis. O presente projeto de intervenção foi elaborado de modo a contemplar teóricos da Filosofia e da educação em geral, tendo em vista a ontologia humana frente às possibilidades de trabalho e estudo no contexto da sociedade capitalista atual. O projeto foi desenvolvido numa turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio da
EJA, da rede Municipal de Ensino de São José. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário do qual foram extraídas informações que serviram de base à confecção de um mural que foi exposto no pátio da escola. Nesse mural, histórias de vida e importantes reflexões foram trazidas pelos alunos, sendo que algumas delas se mesclaram a concepções de grandes pensadores da Filosofia. Os resultados do projeto surpreenderam a todos os envolvidos e contribuíram para que continuemos a
reforçar a perspectiva que nos coloca a pensar nossas existências enquanto projetos em permanente construção.