dc.contributor.advisor |
Corrêa, Denise de Mesquita |
|
dc.contributor.author |
Saraiva, Alexandre de Melo |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-03T12:43:59Z |
|
dc.date.available |
2019-05-03T12:43:59Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/633 |
|
dc.description.abstract |
Considerando o relatório da Organização Mundial da Saúde - OMS (2015), no qual o Brasil é o país com o maior número de mortes de trânsito por habitante da América do Sul, registrando mais de 41 mil mortes no trânsito em 2013, foi idealizado este trabalho na tentativa de ajudar a reverter este triste quadro da sociedade brasileira. As medidas de engenharia de baixo custo não substituem as obras necessárias de grande porte, entretanto, mesmo que consideradas como paliativas e sem garantia total de eficácia, essas medidas conseguem reduzir rápida e significativamente a quantidade e a gravidade dos acidentes enquanto projetos complexos não são implantados. O objetivo deste trabalho foi tentar identificar problemas viários e sugerir medidas simples, com base em medidas de engenharia de baixo custo, para diminuir o número de acidentes nas vias laterais da rodovia BR 101 entre os km 88 e 91, local de pista simples com sentido duplo de circulação onde predomina o tráfego de veículos de passeio em área urbana. Neste contexto realizou-se uma pesquisa de campo onde foram identificados e fotografados os pontos críticos, e, após estudo e análise dos elementos da rodovia, foram propostas adequações e complementações da sinalização existente, bem como a implementação de medidas estruturais como mudança de sentido das vias, criação de acostamentos e ciclovias. Tais medidas são de fundamental importância para a redução de acidentes de trânsito em pontos considerados como críticos e representam um anseio da sociedade na árdua batalha contra a violência no trânsito. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Medidas |
pt_BR |
dc.subject |
Acidentes |
pt_BR |
dc.subject |
Trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia |
pt_BR |
dc.subject |
Sinalização |
pt_BR |
dc.title |
Relatório técnico-científico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
a utilização de medidas de engenharia de baixo custo (MEBC) como forma de auxílio na redução de acidentes de trânsito na vias laterais da BR 101 entre os KMS 88 e 91 |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito. |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |