Resumo:
Considerando o relatório da Organização Mundial da Saúde - OMS (2015), no qual o Brasil é o país com o maior número de mortes de trânsito por habitante da América do Sul, registrando mais de 41 mil mortes no trânsito em 2013, foi idealizado este trabalho na tentativa de ajudar a reverter este triste quadro da sociedade brasileira. As medidas de engenharia de baixo custo não substituem as obras necessárias de grande porte, entretanto, mesmo que consideradas como paliativas e sem garantia total de eficácia, essas medidas conseguem reduzir rápida e significativamente a quantidade e a gravidade dos acidentes enquanto projetos complexos não são implantados. O objetivo deste trabalho foi tentar identificar problemas viários e sugerir medidas simples, com base em medidas de engenharia de baixo custo, para diminuir o número de acidentes nas vias laterais da rodovia BR 101 entre os km 88 e 91, local de pista simples com sentido duplo de circulação onde predomina o tráfego de veículos de passeio em área urbana. Neste contexto realizou-se uma pesquisa de campo onde foram identificados e fotografados os pontos críticos, e, após estudo e análise dos elementos da rodovia, foram propostas adequações e complementações da sinalização existente, bem como a implementação de medidas estruturais como mudança de sentido das vias, criação de acostamentos e ciclovias. Tais medidas são de fundamental importância para a redução de acidentes de trânsito em pontos considerados como críticos e representam um anseio da sociedade na árdua batalha contra a violência no trânsito.