dc.contributor.advisor |
Morari, Delma Cristiane |
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dc.contributor.author |
Schulz, Angelo Bernardo |
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dc.date.accessioned |
2019-05-03T13:01:05Z |
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dc.date.available |
2019-05-03T13:01:05Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/634 |
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dc.description.abstract |
Os prejuízos provocados pelos acidentes de trânsito, com custos econômicos, ambientais, humanos e sociais, representam grave problema mundial. O objetivo deste trabalho é, através do estudo da estrutura viária no sítio do acidente registrado, propor sugestões de melhorias com medidas de engenharia de baixo custo objetivando a redução de acidentes que trarão benefícios à comunidade por meio da preservação da integridade física e material dos usuários da via. A metodologia utilizada para determinar a influência da estrutura viária para o acontecimento do sinistro se deu através de pesquisas bibliográficas, pesquisa nos documentos da PRF e, no local do acidente, visita técnica, registros fotográficos e levantamento de dados estatísticos. A conclusão foi de que a estrutura viária contribui para as falhas humanas e as propostas para melhoria no local foram a adoção de um modelo de rótula alongada, conhecida como dog bone e a confecção de faixas elevadas para travessia de pedestres. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.subject |
Acidente de trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Estrutura viária |
pt_BR |
dc.subject |
Medidas de engenharia de baixo custo |
pt_BR |
dc.subject |
Segurança viária |
pt_BR |
dc.title |
Relatório técnico-científico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
a influência do projeto viário nos acidentes de trânsito ocorridos no KM 38,4 da BR 101 |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito. |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
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