Resumo:
O presente trabalho de conclusão objetiva identificar os pontos críticos de acidentes
de trânsito nas rodovias federais de pista simples, em Santa Catarina, sob
circunscrição da Polícia Rodoviária Federal. A partir dessa identificação, parte-se
para a caracterização destes locais e para a sugestão de melhorias viárias de baixo
custo. A identificação dos pontos críticos deu-se através de pesquisa em sistema
informatizado que possibilita a coleta em banco de dados primário da totalidade de
dados de acidentes de trânsito registrados nestes trechos de rodovias. Essa coleta
distinguiu os acidentes ocorridos a cada cem metros, bem como a gravidade dos
mesmos, aos quais foram atribuídos pesos, de acordo com a Unidade Padrão de
Severidade (UPS). Os pontos de rodovias com maior somatório de UPS foram
identificados para cada rodovia. Posteriormente foram compilados os 5 pontos com
maior criticidade de acidentes, os quais foram caracterizados, com a finalidade de
sugerir medidas de engenharia de baixo custo para melhoria viária. Concluiu-se que
tais melhorias podem apresentar boa viabilidade, observada a sua necessária
substituição por obras de engenharia de maior complexidade.