Resumo:
Com base no laudo pericial de acidente de trânsito (Apêndice A) buscou-se
demonstrar que os sistemas auxiliares veiculares podem ser decisivos para evitar a
ocorrência de um acidente. No acidente em estudo, foi constatado que a motocicleta
envolvida, além de estar em velocidade superior ao permitido, apresentava pneus
em mau estado de conservação, sistema de freios a tambor (modelo ultrapassado) e
consequentemente não dispunha de um sistema de freios ABS, o que levou a
motocicleta, ao ter os freios acionados, travar as rodas e arrastar até a colisão com
objeto caído na rodovia. A partir daí foram relatadas as definições e funções desses
sistemas auxiliares relacionados a esse acidente e, na sequência, demonstrado
através de doutrinas e pesquisas que, caso o veículo possuísse sistema de freios
ABS durante a frenagem, o veículo manteria a estabilidade e dirigibilidade,
proporcionando que o condutor realizasse manobras, mesmo com os freios
acionados, podendo assim desviar do objeto e evitar a colisão. Fica evidente a
importância dos sistemas auxiliares na evitabilidade de acidentes de trânsito.