Resumo:
O presente trabalho visa analisar a eficiência da fiscalização eletrônica na redução de acidentes de trânsito. Para atingir tal objetivo são levantados alguns dados estatísticos e pesquisas científicas sobre o tema. A visão dominante extraída a partir das pesquisas e das análises estatísticas aponta para a eficiência da fiscalização eletrônica de velocidade como instrumento de redução dos acidentes, dos feridos e dos mortos no trânsito. A partir desta constatação passamos a analisar um caso concreto, o laudo pericial 001/2016. O objeto desse laudo pericial é um acidente entre uma motocicleta e um automóvel em que este, ao sair de uma via local e atravessar a via, é colidido em sua lateral dianteira esquerda por aquela, que seguia pela via preferencial, uma rodovia. A perícia apurou que a motocicleta seguia a uma velocidade de aproximadamente 70 Km/h e que a velocidade regulamentar sinalizada no local era de 40 Km/h. Logo, deduz-se que se houvesse um dispositivo controlador de velocidade naquele local o acidente provavelmente teria sido evitado. Por fim, conclui-se pela eficácia dos fiscalizadores eletrônicos de velocidade, especialmente para serem aplicados em locais com maior probabilidade de ocorrência de acidentes. Mas, também, recomenda-se sua utilização ampla, em toda a extensão das vias e rodovias.