Resumo:
Esta pesquisa analisa a segurança viária em rodovias no fim de faixas adicionais também chamadas de terceira faixa e apresenta medidas de baixo custo para a melhoria da segurança nestes locais. Considerando que as faixas adicionais são obras de melhoria de baixo custo e menor impacto ambiental, se comparadas às obras de duplicação de rodovias e, em boa parte dessas rodovias, o crescimento do volume diário médio não foi e não será em magnitude suficiente para justificar sua duplicação, torna-se grande o potencial de implantação de faixas adicionais. Utilizando-se do método de pesquisa denominado metaconhecimento e também de uma metodologia especifica para identificação de segmentos críticos, denominada Técnica dos Conflitos, foi possível delimitar o tema e problema da pesquisa relacionadas aos conflitos no entrelaçamento dos veículos que naturalmente ocorrem nestes trechos. Os trechos observados foram separados em dois grupos e com base na análise do trecho problema e nas soluções observadas no trecho modelo se pode elencar medidas de baixo custo de implementação para melhorar a segurança viária nos pontos finais de faixa adicional.