dc.contributor.advisor |
Maia, Francisca Maria Mami |
|
dc.contributor.author |
Dalmolin, Leonardo Cassol |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-10T17:56:07Z |
|
dc.date.available |
2019-05-10T17:56:07Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/688 |
|
dc.description.abstract |
A redução de acidentes é um desafio em todos os países do mundo. Dentre as
ações para atingir esse objetivo está a utilização do farol baixo durante o dia nas
rodovias. Essa medida foi adotada recentemente no Brasil e gerou um grande
debate, pois o seu descumprimento tornou-se infração de trânsito. Portanto, é
oportuno discutir os objetivos da ‘Lei do Farol’, e analisar sua eficácia com base nos
resultados obtidos em estudos de outros países. Alguns deles relatam uma
significativa redução de até 27% em determinados tipos de acidentes. Diante disso,
não se pode ignorar a relevância do tema, em detrimento de uma suposta finalidade
arrecadatória. Porém, uma abordagem mais adequada desta lei poderia
satisfatoriamente atingir o interesse da coletividade, obrigando as montadoras a
instalarem sistemas automatizados (DRL), e ainda oferecer incentivos para a
instalação desse dispositivo, ao invés de obrigar o motorista a ter que acionar
manualmente o farol. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Lei do Farol |
pt_BR |
dc.subject |
DRL |
pt_BR |
dc.subject |
Acidentes |
pt_BR |
dc.title |
A análise da 'Lei do Farol' e os primeiros reflexos nos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras |
pt_BR |
dc.type |
Technical Report |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito. |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |