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A análise da 'Lei do Farol' e os primeiros reflexos nos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras

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dc.contributor.advisor Maia, Francisca Maria Mami
dc.contributor.author Dalmolin, Leonardo Cassol
dc.date.accessioned 2019-05-10T17:56:07Z
dc.date.available 2019-05-10T17:56:07Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/688
dc.description.abstract A redução de acidentes é um desafio em todos os países do mundo. Dentre as ações para atingir esse objetivo está a utilização do farol baixo durante o dia nas rodovias. Essa medida foi adotada recentemente no Brasil e gerou um grande debate, pois o seu descumprimento tornou-se infração de trânsito. Portanto, é oportuno discutir os objetivos da ‘Lei do Farol’, e analisar sua eficácia com base nos resultados obtidos em estudos de outros países. Alguns deles relatam uma significativa redução de até 27% em determinados tipos de acidentes. Diante disso, não se pode ignorar a relevância do tema, em detrimento de uma suposta finalidade arrecadatória. Porém, uma abordagem mais adequada desta lei poderia satisfatoriamente atingir o interesse da coletividade, obrigando as montadoras a instalarem sistemas automatizados (DRL), e ainda oferecer incentivos para a instalação desse dispositivo, ao invés de obrigar o motorista a ter que acionar manualmente o farol. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Lei do Farol pt_BR
dc.subject DRL pt_BR
dc.subject Acidentes pt_BR
dc.title A análise da 'Lei do Farol' e os primeiros reflexos nos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras pt_BR
dc.type Technical Report pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito. pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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