Repositório Institucional

O lugar da dança no contexto da EPT

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Barcelos, Bartholomeo Oliveira
dc.contributor.author Soares, Andresa Silveira
dc.date.accessioned 2019-05-13T17:10:31Z
dc.date.available 2019-05-13T17:10:31Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/705
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho foi investigar o contexto da dança na Educação Profissional e Tecnológica, tomando como campo de investigação o IFSC - Câmpus Florianópolis, bem como refletir sobre as possibilidades e desafios para a dança no ensino técnico integrado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Também foram empregados dados referentes ao Projeto de Extensão Jazz Contemporâneo: Dança e movimento no mesmo Câmpus. A partir das análises pode-se perceber a quase ausência da dança como conteúdo curricular. Geralmente vê-se a dança em momentos específicos, como festividades, eventos ofertados pela Instituição e na forma de projetos extra-curriculares. Contudo, há um movimento para que a dança se consolide de forma mais sistematizada e expressiva no contexto do EPT, sendo este movimento iniciado por meio dos projetos de extensão e a inclusão nas aulas de educação física. Percebe-se que a dança é possível de ser sistematizada no contexto da EPT, por meio de processos que privilegiem a arte, cultura e educação. A dança inicialmente configura-se no IFSC como arte, movimento, expressão, terapia, comunicação, integração com outras disciplinas no espaço escolar, lazer, promoção da saúde e espaço de sociabilização. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino Técnico integrado pt_BR
dc.title O lugar da dança no contexto da EPT pt_BR
dc.title.alternative a experiência do IFSC – Câmpus Florianópolis pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização lato sensu em Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Departamento de Formação pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta