Resumo:
O objetivo deste trabalho foi investigar o contexto da dança na Educação Profissional e Tecnológica, tomando como campo de investigação o IFSC - Câmpus Florianópolis, bem como refletir sobre as possibilidades e desafios para a dança no ensino técnico integrado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Também foram empregados dados referentes ao Projeto de Extensão Jazz Contemporâneo: Dança e movimento no mesmo Câmpus. A partir das análises pode-se perceber a quase ausência da dança como conteúdo curricular. Geralmente vê-se a dança em momentos específicos, como festividades, eventos ofertados pela Instituição e na forma de projetos extra-curriculares. Contudo, há um movimento para que a dança se consolide de forma mais sistematizada e expressiva no contexto do EPT, sendo este movimento iniciado por meio dos projetos de extensão e a inclusão nas aulas de educação física. Percebe-se que a dança é possível de ser sistematizada no contexto da EPT, por meio de processos que privilegiem a arte, cultura e educação. A dança inicialmente configura-se no IFSC como arte, movimento, expressão, terapia, comunicação, integração com outras disciplinas no espaço escolar, lazer, promoção da saúde e espaço de sociabilização.