dc.contributor.advisor |
Wollinger, Paulo |
|
dc.contributor.author |
Martins, Juliana Carvalho de |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-13T18:25:50Z |
|
dc.date.available |
2019-05-13T18:25:50Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/709 |
|
dc.description.abstract |
No âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, sabe-se que os conceitos e as teorias são fundamentais para o aprendizado. No entanto, é na capacidade de construir o conhecimento a partir dos conceitos aprendidos e de usar os recursos disponíveis para solucionar problemas que se estabelece o aprendizado de maior importância para o futuro profissional. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma das modalidades de formação que visa, a partir de um problema a ser solucionado, promover a autonomia do estudante na construção do seu conhecimento. Neste contexto, este estudo objetivou verificar o efeito da aplicação parcial da ABP na unidade curricular de Instalações Industriais da quarta fase do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Energia do Instituto Federal de Santa Catarina. A atividade foi realizada a partir do uso de bancada de simulação de defeitos durante as aulas para que os estudantes pudessem, a partir de defeitos desconhecidos por eles, identificar, analisar e propor a resolução do defeito em um tempo limitado pela aula. A coleta de dados foi realizada através de questionário semiestruturado respondido pelos estudantes e de anotações feitas pelo docente durante a realização da atividade. Considerando-se a aplicação de características da ABP a este reduzido grupo em uma observação pontual, nota-se que a inserção de metodologias ativas no contexto escolar promove a integração entre estudantes e professores, a consolidação do conteúdo e o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias Ativas de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem Baseada em Problemas |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de bancada didática de simulação de defeitos na uc de instalações industriais: |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma abordagem inspirada na aprendizagem baseada em problemas |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfeard |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |