Repositório Institucional

Utilização de bancada didática de simulação de defeitos na uc de instalações industriais:

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Wollinger, Paulo
dc.contributor.author Martins, Juliana Carvalho de
dc.date.accessioned 2019-05-13T18:25:50Z
dc.date.available 2019-05-13T18:25:50Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/709
dc.description.abstract No âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, sabe-se que os conceitos e as teorias são fundamentais para o aprendizado. No entanto, é na capacidade de construir o conhecimento a partir dos conceitos aprendidos e de usar os recursos disponíveis para solucionar problemas que se estabelece o aprendizado de maior importância para o futuro profissional. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma das modalidades de formação que visa, a partir de um problema a ser solucionado, promover a autonomia do estudante na construção do seu conhecimento. Neste contexto, este estudo objetivou verificar o efeito da aplicação parcial da ABP na unidade curricular de Instalações Industriais da quarta fase do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Energia do Instituto Federal de Santa Catarina. A atividade foi realizada a partir do uso de bancada de simulação de defeitos durante as aulas para que os estudantes pudessem, a partir de defeitos desconhecidos por eles, identificar, analisar e propor a resolução do defeito em um tempo limitado pela aula. A coleta de dados foi realizada através de questionário semiestruturado respondido pelos estudantes e de anotações feitas pelo docente durante a realização da atividade. Considerando-se a aplicação de características da ABP a este reduzido grupo em uma observação pontual, nota-se que a inserção de metodologias ativas no contexto escolar promove a integração entre estudantes e professores, a consolidação do conteúdo e o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Metodologias Ativas de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem Baseada em Problemas pt_BR
dc.title Utilização de bancada didática de simulação de defeitos na uc de instalações industriais: pt_BR
dc.title.alternative uma abordagem inspirada na aprendizagem baseada em problemas pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfeard pt_BR
local.institution INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta