Resumo:
No âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, sabe-se que os conceitos e as teorias são fundamentais para o aprendizado. No entanto, é na capacidade de construir o conhecimento a partir dos conceitos aprendidos e de usar os recursos disponíveis para solucionar problemas que se estabelece o aprendizado de maior importância para o futuro profissional. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma das modalidades de formação que visa, a partir de um problema a ser solucionado, promover a autonomia do estudante na construção do seu conhecimento. Neste contexto, este estudo objetivou verificar o efeito da aplicação parcial da ABP na unidade curricular de Instalações Industriais da quarta fase do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Energia do Instituto Federal de Santa Catarina. A atividade foi realizada a partir do uso de bancada de simulação de defeitos durante as aulas para que os estudantes pudessem, a partir de defeitos desconhecidos por eles, identificar, analisar e propor a resolução do defeito em um tempo limitado pela aula. A coleta de dados foi realizada através de questionário semiestruturado respondido pelos estudantes e de anotações feitas pelo docente durante a realização da atividade. Considerando-se a aplicação de características da ABP a este reduzido grupo em uma observação pontual, nota-se que a inserção de metodologias ativas no contexto escolar promove a integração entre estudantes e professores, a consolidação do conteúdo e o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas.