Resumo:
A pesquisa teve como proposta compreender as práticas avaliativas na educação profissional e tecnológica tendo, primeiramente, como referência as percepções dos alunos. Dentro desse contexto foi analisado um conjunto de relatos referentes às experiências positivas e negativas com processos avaliativos dentro do Instituto Federal Fluminense, totalizando uma participação de 73 alunos da educação profissional e tecnológica do curso técnico de mecânica no campus Centro. O método da pesquisa teve uma abordagem do tipo descritiva, com uma natureza aplicada. O embasamento teórico e conceitual para o tema da pesquisa foi dado através das análises e estudos de autores como Freire (1996), Vygotsky (1998), Perrenoud (1999), Esteban (1996), Hoffmann (1996, 2000, 2003), Luckesi (1998, 2012), Moretto (2002), Gadotti (2008), Sordi (2010), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2014), Demo (2014), Viella, Spessato e Almeida (2015), Raymundo e Viella (2016), dentre outros. A pesquisa busca refletir sobre o papel da avaliação e as condições necessárias para que esta se efetive de maneira justa e coerente. Com base nas percepções relatadas destacam-se a ausência de metodologias ativas de ensino e planejamento das atividades, o distanciamento e as dificuldades de relacionamento, o não cumprimento das normas que regem os processos avaliativos, a desmotivação e a falta de domínio dos conteúdos que devem ser ensinados. É discutida a importância da avaliação para orientação e planejamento do ensino e aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores. As análises dos relatos mostram que uma avaliação com caráter mediadora e formativa revela os objetivos de ensino já atingidos num determinado ponto do percurso e também as dificuldades no processo de ensino aprendizagem que precisam ser reformuladas, sendo o professor o elo desse processo.