dc.contributor.advisor |
Otani, Nilo |
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dc.contributor.author |
Kangerski, Fabiana de Agapito |
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dc.date.accessioned |
2019-05-14T15:18:44Z |
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dc.date.available |
2019-05-14T15:18:44Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/734 |
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dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo caracterizar os jogos, enquanto estratégia de ensino com
foco no desenvolvimento de competências empreendedoras nos discentes. É uma
pesquisa qualitativa e quantitativa, desenvolvida por meio da realização de oficinas de
jogos com os alunos das unidades curriculares de empreendedorismo do curso Técnico
em Restaurante e Bar, curso de Formação Inicial e Continuada em Empreendedorismo no
Setor Turístico do IFSC Garopaba e com os servidores do Campus. Foram testados e
analisados cinco jogos, sendo um deles um jogo de empresa. Observou-se que os jogos
são estratégias de ensino que permitem a espontaneidade, a imaginação, a criatividade, o raciocínio e o trabalho de elementos importantes para a formação empreendedora. A
pesquisa também demonstrou que a aplicação do Ciclo de Aprendizagem de Gramigna
(2007) é uma ferramenta importante que ajuda na assimilação do conhecimento pelos
alunos, fazendo uma interconexão entre o jogo e a aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo |
pt_BR |
dc.subject |
Competência Empreendedora |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de jogos como estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências empreendedoras |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Especialização em formação pedagógica para a docência na educação profissional e tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution.department |
Cerfeard |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |